Vi em algum lugar da Internet um meme falando de regionalismo e mal entendidos.
Como talvez o único representante aqui de Curitiba ( O Rafael não vale ele é de PG) tive que entrar nessa sem o passe mesmo. E como todo bom curitibano orgulhoso, ainda direi que estou com a razão.

Curitibano não tem sotaque, já dizia minha vó que nem curitibana é, e se alguém falar o contrário curitibano vira bicho! Sai quebrando ônibus e jogando lixo no chão. Porque só assim pra curitibano fazer isso, afinal somos a capital social, nossos mendigos falam inglês e ganham 1 salário mínimo. Curitibano gosta de leitE quentE, de cachorro quente com duas vinas. E depois a tarde os piás se reúnem para chupar uma mimosa.
Estojo aqui é penal que se eu não me engano vem de ‘pen all’ traduzindo “todas as canetas”. Temos ônibus biarticulado, o famoso ligeirinho e seus famosos tubos, e disso Curitiba pode se orgulhar mesmo, temos o melhor transporte coletivo do país, com R$1,90 você vai de uma ponta à outra da cidade, podendo parar nos terminais e trocar de ônibus com a mesma tarifa.
Temos o mal habito de nos auto intitularmos como europeus, colocando Curitiba como a Europa Brasileira. Afinal, cidade mais eclética que essa é difícil, fortemente influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses e ucranianos , dos quais descende a maioria da população de Curitiba. Esse fato é logo percebido por quem chega e nota a arquitetura, gastronomia e costumes locais. Curitiba tem as quatro estações do ano em um único dia. Saímos de manha cedo para trabalhar ou estudar vestidos com o efeito cebola, roupa em cima de roupa, mas gostamos disso, as madames saem todas ‘empiriquitadas’ com seus casacos de pele e os senhores com seu imponente sobretudo, todos muito bem arrumados, nós adoramos.
Mas tenha certeza que pode fizer um frio de -10° que vai ter curitibano falando em “friozinho gostoso”. Logo depois, na hora do almoço, (é assim que curitibano chama o ‘meio-dia’) estamos assando dentro de tanta roupa, fora que quando tiramos, vamos de cebola para bagaço de laranja em poucos minutos, fora o peso extra. Então a tarde chegamos em casa com um tempo com cara de chuva e muito vento, se a noite não chover forte o dia seguinte será igual. Se chover, só muda a ordem dos climas.Coisa que deixa o curitibano realmente puto da vida é quando dizem que ele é gaúcho. Sei disso pelas minhas viagens ao RJ e à SP. É mais ou menos assim:
-Você não é daqui né?
-Não sou de Curitiba…
-Ah, é do sul? É gaúcho!
-Não!! Curitiba Paraná!!
-Então… Gaúcho! =D
-CURITIBA PORRA!!! CURITIBANO!!!!
-gaúcho…
-Pow! Pow! Pow!
-…
Curitibano teima e bate o pé quando falam que aqui tem sotaque.
Com certeza você vai ouvir: “Nosso português é o certo, o resto é sotaque!”.
Infelizmente o que você procura não está aqui. Mas você está no caminho certo. ![]()
Para continuar, clique em um dos links abaixo:
Oito Passos - Crepusculo - Muito Firme
[tags] Curitiba, Sotaque, Curitibanos, Vina, Maior ônibus do mundo [/tags]







0 comentários:
Postar um comentário